FAQ

Perguntas frequentes

1. Como funciona a banda neuromuscular?

A elasticidade da banda é idêntica à da pele e trabalhando a elasticidade da ligadura em relação à da pele, várias camadas subcutâneas são afetadas. Com as diferentes técnicas aplicáveis, pode-se atuar sobre fenómenos fisiológicos e estruturais, como, a microcirculação, neuroreceptores, capilares linfáticos ou fáscia.

2. Quais as aplicações possíveis?

A banda neuromuscular tem amplas aplicações, porque pode ser utilizada para tratar vários fenómenos fisiológicos e estruturas. A atividade muscular pode ser normalizada com a banda neuromuscular e as articulações podem ser estabilizadas e corrigidas, utilizando técnicas que têm um grande efeito sobre o tecido conjuntivo. Edema, inchaço e hematomas, também podem ser tratados com aplicações linfáticas.

Também é possível trabalhar a nível dos órgãos internos regulados pelo sistema nervoso autónomo, através de um tratamento segmentário. As técnicas da banda podem ser combinadas, o que na prática, significa que o problema pode ser tratado a vários níveis de uma só vez A razão para as possíveis aplicações da técnica advêm de sintomas de tensão, desvios posturais, lesões desportivas, problemas menstruais, dores evolutivas, doença de Osgood-Schlatter, contusões ósseas, e assim por diante.

3. As cores têm especial influência nas aplicações?

A tecnologia da Cure Tape® é exatamente a mesma para todas as cores, são fabricadas com o mesmo material e a única diferença é o tipo de corante que é adicionado. No início, as cores foram escolhidas com base no conceito da cromoterapia, mas há diferentes opiniões sobre se é realmente uma mais-valia na técnica da banda neuromuscular. Na prática, a cor da banda é uma opção estética para oferecer ao paciente.

4. A banda neuromuscular tem algum medicamento?

A banda não tem qualquer medicamento na sua composição. O efeito positivo é obtido pela combinação das propriedades específicas do material com a técnica adequada.

5. Posso tomar banho e ir à piscina com uma aplicação da Cure Tape®?

Cure Tape® é à prova de água, não há qualquer problema em tomar banho ou nadar com a banda. O algodão da banda faz com que esta absorva um pouco de água, por tal é aconselhável comprimir um pouco a banda ao sair da banheira ou da piscina para remover restos de água. Não deve usar o secador ou outra fonte de calor para secar a banda, uma vez que pode provocar reacções na pele.

Também é aconselhável evitar o sol ou os raios UV enquanto tem a banda aplicada na pele.

6. Devo tomar quaisquer medidas preventivas?

A banda não adere bem se utilizar produtos oleosos, tais como cremes e óleos de massagem, incluindo suavizante capilar, pois afeta a capacidade adesiva da banda na zona do pescoço. Se tiver utilizado esses produtos, deve limpar e secar a pele, antes de aplicar a banda.

Para a pele sensível ou fina, pode aplicar spray de Cavilon 3M antes de colocar a banda, para criar uma camada protetora sobre a pele evitando possíveis reações adversas. O spray tem propriedades aderentes, melhorando assim a aderência da banda.

7. Pode aplicar-se a banda neuromuscular sobre os pelos e o cabelo?

A banda deve ser aplicada diretamente sobre a pele para obter os efeitos positivos desejados. Se houver excesso de pelo ou cabelo sobre a pele, a banda apenas adere ao pelo ou cabelo, o que terá um impacto negativo sobre a sua eficácia, e pode causar uma irritação ao paciente.Portanto, deve rapar o pelo ou o cabelo para evitar pequenas feridas ou foliculite.

8. Pode aplicar-se a banda neuromuscular na pele inflamada?

A banda neuromuscular não é estéril, por tal, não dever ser aplicada sobre a pele inflamada. No entanto, pode-se fazer a aplicação em torno de uma ferida para melhorar a cicatrização. A pele deve estar limpa e suficientemente firme para suportar a aplicação da banda. Se utilizar a banda sobre cicatrizes ou feridas, estas devem estar completamente curadas.

Da mesma forma, se o paciente esteve sujeito a sessões de radioterapia, certifique-se que a pele está sã. De acordo com o protocolo, a banda neuromuscular não deve ser aplicada durante as seis (6) semanas seguintes às sessões de radioterapia. Na prática, pode necessitar até de um período maior.

9. CureTape® é hipoalergénico?

Sim, é hipoalergênico. CureTape®é fabricada em algodão de alta qualidade e tem fibras elásticas de tecido sem látex sobre ele. O adesivo utilizado é 100% hipoalergénico, e é bem tolerado até mesmo por pessoas que são alérgicas a adesivos ou bandas similares. A camada adesiva tem um padrão que permite à pele respirar. No entanto, na prática, pode haver irritação na pele, o que pode ser devido a:

- Erros na técnica de aplicação. Se a banda fôr aplicada com muita tensão, ou se deixar dobras na pele sob a banda.

- Utilização de anticoagoulantes.

- Remoção da banda de forma incorreta.

Por vezes pode haver uma má intrepretação, uma vez que, como a banda normaliza a circulação sanguínea, pode notar-se uma cor avermelhada que não é necessáriamente uma irritação na pele.

Ocasionalmente, também pode dar-se uma reação vegetativa excessiva no paciente.

10. Qual a melhor forma de remover a banda neuromuscular?

A banda pode remover-se de várias formas e deve ser retirada lentamente e com cuidado, para evitar danos ou irritação da pele.

Se a pele estiver intata e suficientemente firme para suportar a pressão, colocar uma mão na pele e remover lentamente a banda com a outra, no sentido do crescimento do pelo ou cabelo, mantendo a sua mão sempre atrás da banda que se está a retirar.

Se necessário, pode molhar as mãos antes de o fazer.

Para a pele sensível, ou em crianças, pode esfregar-se a banda com óleo de bébé, ou humedecer bem a mesma, para mais facilmente a remover.
Também pode ser útil utilizar Sterilium. Deixe a banda absorver até à camada adesiva e pode remover-se fácilmente.

 

11. Posso aplicar a banda neuromuscular a mim próprio?

Para obter um resultado positivo, deve ter um conhecimento adequado do problema a ser tratado, e a técnica correta da banda que vai utilizar. O uso indevido pode ser contraproducente, ou até mesmo causar problemas.
Recomendamos que aplique a banda a si próprio, caso tenha o conhecimento adequado e instruções apropriadas de um profissional de saude com experiência na prática de aplicação da banda.

Se tiver dúvidas ou qualquer sintoma, deve sempre contactar um profissional de saude que tenha formação e prática sobre a técnica de aplicação das bandas.

 

12. Quanto tempo se mantém a aplicação da banda na pele?

A banda deve ser mantidao enquanto aderir à pele. Geralmente a aplicação mantém-se de 4 a 6 dias. Se a aplicação for nas mãos ou nos pés, a banda despega mais rapidamente.

A banda absorve o calor da pele e uma boa adesão é alcançada cerca de meia hora após a aplicação. Assim, o paciente deve ter cuidado ao vestir-se para evitar que as extremidades da banda se soltem. Depois da banda ter absorvido o calor da pele é menos provável que adira à roupa ao vestir-se ou despir-se.

13. Posso utilizar a banda neuromuscular durante a gravidez?

Algumas aplicações são totalmente desaconselhadas durante a gravidez. Recomendamos por isso, que a aplicação da banda seja realizada sempre em consulta com um professional de saúde.

14. Quem posso contactar se tiver perguntas específicas sobre a BNM?

Caso tenha dúvidas, poderá enviar um e-mail com as suas perguntas para o nosso departamento técnico (info@aneid.pt). A resposta será dada por um dos professores docentes dos Cursos sobre as Técnicas de Aplicação da BNM.